Aqui novas formas poéticas criadas por mim, muitas vezes auxiliado por idéias e sugestões dos meus companheiros de Buzz: Gustavo Mociaro (Gusta), Carlos Eduardo da Cunha Silva (Kadu), Talita Benevenuto (Tatá), Danilo Shiga (Shiga) e Caroline Zandoná (Cah)
Derivadas do Poetrix
-Asterix: O Asterix é um Poetrix, no entanto deve obrigatoriamente ter em seu conteúdo a palavra “javali”. A palavra não precisa se apresentar de forma explícita, mas deve estar presente ao menos foneticamente:
Valor Gaulês
Já vali muito mais
Que hoje valho
Onde está minha poção?
Pharmakós
Uma mordida de Naja
Valium espalhado no chão
Remédio, veneno, tanto sim como não
Outros exemplos:
http://www.lacus.art.br/category/poetrix/asterix/
*Obs.1: A idéia vem claro do personagem Asterix, que adorava caçar um Javali.
*Obs.2: Convencionamos que quando não se usa a palavra “Javali” de forma explícita trata-se de um “Asterix com Javali Oculto”. Ainda pode-se fazer com que a palavra apareça na forma “livaja”, tratando-se então de um “Asterix com Javali Oculto Reverso”.
*Obs.3: Um “Obelix” também foi criado, ele exige a presença da palavra “menir” (o personagem Obelix é um carregador de menires) mas não fiquei contente com o resultado e a princípio mostrou dificuldades de composição. O único criado foi:
O Lamento do Fanho
Me niraram udo o ‘eu tinha
Aora chóo desgonçola’o
Ocuando a mi’a Se’afina
-CCETrix: Inspirado nos trocadilhos com a marca de eletrônicos CCE (“Comecei Comprando Errado”, “Conserta Conserta Estraga”, etc) o CCETrix é similar ao Tautotrix, porém as palavras que compõe cada linha, devem sempre se iniciar pelas letras “C”, “C” e “E”:
Cantilena
Cansado cocei-me eternamente
Cicatrizes cascudas encheram-me
Carcinomas cantaram enamorados
Derivadas do CCETrix
-CCETrix Módico: O CCETrix Módico tem apenas 3 palavras, cada uma disposta em uma linha. A palavra da primeira e da segunda linhas iniciam-se com a letra “C” e a da terceira linha com “E”:
Falador
Caso
Calasse
Entenderia
-CCETrix Bipolar: tem as iniciais CCE na primeira linha e na primeira coluna, sendo que na última linha vai um CCE inverso (ECC), segundo a forma:
C C E
C C E
E C C
Iluminação Vegetal
Cogumelos comi então
Caí convulsivo espasmodicamente
Estarrecido convalesci catártico
-CCETrix Quadrático: O CCE da primeira linha horizontal, encontra com o CCE da última coluna vertical, assim como o CCE da primeira coluna vertical, encontra-se com o CCE da última linha horizontal. A inicial da palavra do centro do CCETrix Quadrático é livre. Segue a forma:
C C E
C ? C
E C C
Ornitofagia
Carnívoros comendo empadas
Canibalizam erráticas calopsitas
Espécie canhestra certamente
Mais exemplos de CCETrix:
2 respostas em “3-Novas formas poéticas”
E o conteúdo de conversas aleatórias finalmente toma forma e entra pra história. Um dia seremos estudados por alunos rebeldes da 7ª série. Acredite!
Oii!!!
Já somos melhores que os dadaístas!
Se alguém for no buzz procurar as nossas conversas não vai entender de onde saiu isso… rs
ADORO buzzear com vcs a semana toda!!